segunda-feira, 11 de julho de 2011

Dança e inclusão


Hoje falaremos de outra área onde a dança pode ajudar, na inclusão de crianças portadoras de deficiências mentais. 

A dança é usada como um estímulo para essas crianças, não deve ser focada em perfeição ou técnicas, aqui ela visa ser uma maneira de atuar com sigo mesmo, expressar o que esta sentindo, as emoções e a autoconfiança. A dança também é benéfica por ajudar essas crianças em seus relacionamentos sócias, necessidade de respeitar algumas regras, de agir em equipe.

Ou seja, o uso da dança como recurso terapêutico para essas crianças visa ajudar em sua comunicação com o mundo e com a sua subjetividade.

Em minhas pesquisas na internet encontrei uma frase que acho que representa muito bem o que quero mostrar nessa postagem:

“Por meio da dança o homem reage ao mundo exterior, tenta apreender seus fenômenos e, simultaneamente, põe-se em contato com o mais profundo do seu ser. Os movimentos rítmicos permitem criar e integrar as representações surgidas em sonhos e imaginações. No seu dinamismo, as imagens arcaicas manifestam-se adequadamente através das formas de expressão mais antigas do homem, que são o gesto e a dança”.(SILVEIRA – 1992, p. 98).


Para fazer esse artigo me baseei no site :

http://www.revista.art.br/site-numero-05/trabalhos/01.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário